Na última quinta-feira, dia 02 de maio, iniciou-se a 4ª edição da Operação Integrada que reuniu na região dos Campos Gerais – centro do Estado do Paraná – forças policiais Federais, Estaduais e Municipais com o objetivo de cumprir diversos mandados de prisão na cidade de Ponta Grossa, estabelecer bloqueios viários e rodoviários e realizar, no sábado pela manhã, um exercício simulado de um acidente numa das principais avenidas da cidade.
Essa operação contou com a participação de efetivos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e do helicóptero Falcão 04 do GRAER, um EC130 B4, prefixo PR-BOP.
Visando a diminuição dos índices de criminalidade na região, Ponta Grossa já se caracteriza por ser precursora na realização de Operações deste porte, porém, esta é a primeira vez em que se utiliza uma aeronave para o apoio aéreo.
As aeronaves do GRAER, por sua vez, já foram empregadas em missões esporádicas na região dos Campos Gerais, tanto no atendimento a situações de resgate e transporte de vítimas e pacientes, quanto apoio aéreo a operações policiais e patrulhamento aéreo ambiental. Contudo, a participação numa grande operação como esta reflete um dos anseios do Governo do Estado, voltado para a descentralização das ações do Grupamento.
Além das missões policiais previstas, o helicóptero do GRAER também será empregado num exercício simulado de acidente urbano, que ocorrerá na Avenida Vicente Machado, no centro da cidade, próximo ao terminal de transporte coletivo. Nessa ocasião, será possível avaliar a eficácia do emprego dos meios de resgate existentes em conjunto com o apoio da aeronave. Possibilitará, também, o treinamento da tripulação, haja vista que são raras as oportunidades de um treinamento dessa espécie.
Fonte: GRAER/PR.