Bahia – Após três anos de estudos, pesquisas e treinamentos, realizados através de um programa de implantação da operação de drones na Polícia Militar da Bahia, o Grupamento Aéreo (GRAER), agora, dispõe de aeronave não tripulada em sua frota, passando assim de centro difusor de doutrina, à condição também de operador de aeronaves não tripuladas.
Na segunda-feira (29/01), foi iniciada a primeira missão, consistindo em levantamento de áreas prisionais, que continua em andamento nas unidades prisionais de Salvador e de Lauro de Freitas. A segunda missão foi desencadeada na sexta-feira (2/02) à noite, na Barra, durante os festejos que iniciam o período pré-carnaval, começando pela famosa banda Habeas Copos.
A incorporação do drone às operações do GRAER foi precedida pela capacitação do seu próprio pessoal na terceira edição do Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada – CORPAS.
“O avanço nesse campo operacional destaca a incorporação de novas tecnologias em benefício da implantação das políticas públicas de segurança para a comunidade e o quanto a PMBA se mantém vigilante para se manter atualizada prestando um serviço de excelência para a população”, disse o Ten Cel PM Renato, Comandante do GRAER.