- Anúncio -

Pará – O Governo do Pará está reforçando hospitais com mais leitos, equipamentos e transporte aeromédico para a população. Na tarde de quinta-feira (7), o serviço aeromédico de Santarém realizou o terceiro transporte de paciente com sintomas de COVID-19.

Uma mulher de 31 anos foi levada pelo helicóptero Saúde 01 ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste paraense. A paciente foi transferida do município de Itaituba para a UTI Adulto do HRBA.

As bases de transporte aeromédico instaladas em Belém e Santarém atendem as populações de municípios mais distantes dos centros de referência. Além disso, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e empresas de táxi aéreo são utilizadas no transporte de equipamentos.

Serviço aeromédico de Santarém realizou o 3º transporte de paciente com sintomas de COVID-19.

Novos leitos HRBA – Santarém

O HRBA é uma das unidades de referência para o atendimento de casos graves de COVID-19 na região Oeste do Pará. O hospital ganhou cinco novos leitos de UTI Adulto e transformou 12 leitos comuns de internação em leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus.

No total são 153 leitos, sendo 47 leitos para COVID-19, divididos em 27 leitos de UTI Adulto, 4 leitos de UTI Pediátrica, 1 leito de UTI Neonatal e 15 leitos de Enfermaria. Até a manhã de quinta-feira (7), o hospital alcançou a marca de 20 pacientes recuperados após internação relacionada ao novo coronavírus.

Mais equipamentos para hospitais

O Estado investiu R$ 100 milhões para a compra dos 400 kits de UTI contendo: 400 respiradores, 400 monitores multiparamétricos, 400 oxímetros de pulso e 1.600 bombas de infusão. Na madrugada de segunda-feira (4), foram recebidos 152 respiradores e 1.580 bombas de infusão que fazem parte da primeira leva de equipamentos comprados da China pelo Governo do Pará.

No mesmo dia, o Estado embarcou 25 respiradores e bombas de infusão para atender os Hospitais de Campanha de Santarém (10 respiradores e 40 bombas), Marabá (10 respiradores e 40 bombas) e Breves (cinco respiradores e 20 bombas). Foram destinados também quatro respiradores e 16 bombas de infusão para Capanema.

Na terça-feira (5), Hospital Regional de Tucuruí (HRT), sudeste do Pará, recebeu mais um respirador, quatro bombas de infusão e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os equipamentos foram transportados por empresa de Táxi Aéreo contratada pelo Governo. Foi utilizado um avião EMB 120 “Brasilia”.

No mesmo dia, um avião Cessna 208 “Caravan” do Grupamento Aéreo de Segurança Publica do Pará (GRAESP) transportou 3 respiradores e 12 bombas de infusão para cada um dos Hospitais Regionais dos municípios de Redenção, Parauapebas, Altamira e Abaetetuba.

- Anúncio -