Ceará – O governo do Ceará deu início ao reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com a inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, em Juazeiro do Norte.
Com o objetivo de tornar possível a ação permanente da Ciopaer no Interior Sul do Estado, foi realizada uma reforma na base da Coordenadoria no Aeroporto de Juazeiro.
Dentre as melhorias realizadas na base da Ciopaer em Juazeiro (Base Cariri) foi feito todo o retelhamento do prédio administrativo, troca da instalação elétrica, pisos e sistema hidrossanitário; provisão de instalação de sistema de ar condicionado e TV; reforma do refeitório, cozinha, alojamento e banheiros, bem como da caixa d’água. Além do prédio administrativo, o hangar, que tem capacidade para duas aeronaves, também passou por reformas de pintura e conserto de telhado.
A base avançada da Ciopaer conta agora com uma sala para o Governo do Estado, uma recepção e uma sala administrativa da unidade. A frente da Ciopaer, além das melhorias implementadas, recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.
A entrada em operação da Base Cariri representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com todas as aeronaves baseadas em Fortaleza, a Coordenadoria leva duas horas para alcançar o extremo sul do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para atendimento em qualquer ponto do Estado cairá para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza e Juazeiro do Norte encontram-se em extremos do Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora.
Chegar à divisa do Ceará com Pernambuco levará agora entre dez e 30 minutos de voo. A aeronave baseada no Cariri será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atenderá mais de 1,5 milhão de habitantes.
A próxima base da Ciopaer no Interior será instalada em Sobral, no segundo semestre deste ano.
Foto: Ariel Gomes;
Fonte: Governo do Ceará.