Amazonas – Com a publicação da Lei nº 4.624 de 13 de julho de 2018, o Departamento Integrado de Operações Aéreas – DIOA passa a integrar a estrutura da SSP/AM, sendo composto de servidores Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros Militares. O DIOA terá como sede o Aeroclube de Manaus – Hangar da ARARAS, sob a coordenação do MAJ QOBM Helliton Silva.
Com isso encerram-se as atividades aéreas executadas pelo GRAER da Polícia Militar, pelo GOA da Polícia Civil e pelo CBSAR do Corpo de Bombeiros Militar, passando a integrar o recém-criado DIOA da SSP.
Como aspecto positivo da integração das atividades aéreas, a Polícia Militar gentilmente disponibilizou o uso da nomenclatura “ÁGUIA” passando a ser o designativo das aeronaves da Secretaria de Segurança Pública pertencentes agora ao DIOA.
As aeronaves serão operadas e mantidas pela SSP/AM, via DIOA, que atuará, inicialmente, com 03 (três) helicópteros – 01 Schweitzer e 02 AS 350 B3 (Esquilo) e 01 avião super petrel LS – que serão utilizados pelos órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública, da seguinte forma:
- POLÍCIA CIVIL – Nas operações de que envolvam investigação policial, apoio aéreo nas operações de solo das unidades especializadas e nas operações de inteligência;
- POLÍCIA MILITAR –Nas operações ostensivas, patrulhamento dos presídios e demais situações de crise;
- CORPO DE BOMBEIROS – Nas operações de busca e salvamento, resgate e ações de defesa civil;
- DETRAN – As aeronaves estarão à disposição do Detran, sempre que houver necessidade para estudos de viabilidade de tráfego, gerenciamento de situações de crise no trânsito e outras ações.
Amazonas é um Estado de dimensões continentais e por isso a SSP planeja a aquisição de 01 avião multimissão, a fim de potencializar as operações nos municípios do interior do Estado, tanto no transporte de equipes, de cargas e equipamentos, missões humanitárias e missões de proteção ambiental.