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Amapá – Para garantir uma assistência integral e segura a pacientes que precisam de deslocamento aéreo para atendimento em unidades hospitalares na capital, o Governo do Amapá realizou no dia 30 de setembro um treinamento aeromédico para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), possibilitou que médicos e enfermeiros fossem para dentro do hangar do Grupo Tático Aéreo (GTA) receber orientações gerais para atuar em emergências, oferecendo cuidados médicos aos pacientes durante transporte aéreo.

Governo do Amapá realiza treinamento de profissionais do Samu para operações aeromédicas. Foto: Gabriel Maciel/Sesa.
Governo do Amapá realiza treinamento de profissionais do Samu para operações aeromédicas. Foto: Gabriel Maciel/Sesa.

“Esse é um momento muito importante para as duas equipes, pois é uma troca de experiências sobre esse perfil de atendimento, que é um serviço de suma importância para pacientes de outros municípios. Então, é um momento de valorizarmos esse contato, aproveitar essa troca de informação e capacitar o máximo possível as duas equipes para chegar em áreas com suporte aéreo”, afirmou o médico Faedy Pinheiro.

Entre os pontos abordados na capacitação, estão a familiarização com o modelo de aeronave e saídas de emergência, uso adequado do cinto de segurança e dispositivos de amarração, comunicação eficaz com a tripulação e processos de embarque e desembarque de pacientes, além dos aspectos fisiológicos do voo e uso de oxigênio em altitudes elevadas.

“É uma honra receber essa equipe do SAMU para, em conjunto, aprimorarmos nossos atendimentos com a utilização das aeronaves de asa fixa e de asa rotativa, como o helicóptero. O treinamento visa capacitar esses profissionais para atuarem no resgate humanitário, nos mais longínquos municípios do estado do Amapá, para atender da melhor forma possível comunidades que estão mais afastadas e que necessitam do auxílio das instituições públicas” explicou o major do GTA, Jean Silva.

O treinamento também abordou procedimentos normais e de emergência, incluindo evacuação e localização de equipamentos de segurança e sobrevivência. Segundo o diretor do SAMU, Donato Farias, o investimento na capacitação dos profissionais é fundamental para garantir a segurança e a qualidade do atendimento aos cidadãos.

“Essa iniciativa representa um passo importante na implementação do serviço aeromédico no Amapá, que busca oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, especialmente em regiões de difícil acesso do nosso estado”, finalizou Farias.

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