Acre – Em uma missão rápida para garantir o melhor atendimento possível aos seis sobreviventes do acidente aéreo ocorrido na manhã de segunda-feira (18), no município de Manoel Urbano, o governo do Acre deu início a uma força-tarefa de resgate.
Um avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane, caiu a 1 km da cabeceira da pista de Manoel Urbano, em uma área de difícil acesso. O avião decolou com destino a Santa Rosa do Purus. Entre os passageiros, uma vítima fatal foi confirmada. Os seis sobreviventes foram atendidos na Unidade Mista de Manoel Urbano.
A primeira sobrevivente de 30 anos, em estado grave, chegou ao Pronto-Socorro de Rio Branco no início da noite de segunda-feira. O resgate aeromédico foi conduzido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).
Jonatha Santiago, médico do SAMU, relata como foi o resgate: “Trouxemos primeiro a vítima mais grave que já estava intubada no local e o trabalho todo foi para estabilizar a paciente e garantir um transporte seguro”, relatou o médico. O diretor do Pronto-Socorro de Rio Branco, Lourenço Vasconcelos, explicou os protocolos adotados com o recebimento da vítima.
“Nossa equipe se preparou e aguardou a chegada dessa paciente que veio com a equipe de resgate aeromédico composta pelo doutor Jonatha e pela enfermeira Solange. Iniciamos o atendimento encaminhando a paciente para a equipe do trauma, onde temos cirurgião, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas prontos. De imediato, o médico vai avaliá-la e pedir os exames de rotina como tomografia, ultrassom e raio-x para tomar uma conduta mais assertiva para o caso”, esclareceu Vasconcelos.
A Secretaria de Saúde do Estado disponibilizou mais uma aeronave para realizar a transferência das outras três vítimas em estado grave. Uma das vítimas foi transladada em ambulância terrestre e outra teve apenas escoriações e segue assistida na Unidade Mista de Manoel Urbano.