Rondônia – O Governo de Rondônia transferiu pacientes com COVID-19 para hospitais no Mato Grosso e Paraná. Para as transferências foram utilizadas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), do Corpo de Bombeiros de Rondônia e de empresas de Táxi Aéreo.
Na tarde de segunda-feira (25), treze pacientes foram transferidos de Porto Velho para unidades hospitalares de Curitiba (PR). O embarque aconteceu na Ala 6 (Base Aérea) de Porto Velho, onde foram transportados por uma aeronave da FAB até Curitiba e de lá, transferidos para o Hospital Vitória e o Instituto de Medicina.
Uma equipe da Secretaria da Saúde, composta por quatro médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, acompanhou os pacientes durante o voo com todo o equipamento necessário para o pronto atendimento.
Na terça-feira (26), seis pacientes foram transferidos para Cuiabá e encaminhados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratar a COVID-19. Dois pacientes foram levados ao Hospital Estadual Santa Casa, dois ocuparão leitos de UTI no Hospital Referência à COVID-19 e outros dois ficarão em leitos de UTI no Hospital São Benedito.
De acordo com o setor de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a previsão é de que outros dois pacientes de Rondônia sejam transferidos para Mato Grosso entre esta terça-feira e quarta-feira (27). Contudo, até o momento, não há previsão de horário para as novas transferências.