Seis helicópteros biturbina serão adquiridos pelo governo de Minas Gerais para atendimentos em ocorrências de resgate a pacientes seja clínicos ou acidentados. A primeira unidade já foi apresentada na cidade de Itajubá.
O helicóptero é diferente do Esquilo (AS350), utilizado até hoje pela polícia e bombeiros. Nele cabem dois pilotos, dois médicos, um enfermeiro, um tripulante operacional e até dois pacientes deitados em macas.
A aeronave recem adquirida, um EC 145, está equipada com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa. A compatibilização dos equipamentos médicos da SES de Minas foi realizada no Brasil pela Helibrás.
Entre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Também foram realizados pelas equipes brasileiras da Helibrás os ensaios de voo na pista da empresa.
Além do atendimento interhospitalar, a aeronave será destinada ao atendimento primário e secundário e é totalmente equipado para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro.
As aeronaves também serão utilizadas para transporte de pacientes na copa do mundo de futebol.
Fonte: TV Super Ativa