Coreia do Sul – O governo coreano assinou um acordo de $19,2 milhões de dólares para comprar seu quarto helicóptero Surion para uso policial, que ficará na Ilha de Baengnyeong, Mar Amarelo.
A compra do helicóptero faz parte do upgrade de Surions atualmente em serviço na aviação policial, disse a Indústria Aeroespacial da Coreia Ltd. (KAI), fabricante do helicóptero.
O helicóptero entrará em serviço em 2017 e virá equipado com um radar meteorológico, sistema de prevenção de colisão, sistema de navegação por inércia e equipamentos para resgate, tais como um guincho externo e câmeras.
“Os equipamentos eletrônicos extras são necessários, pois o helicóptero operará perto da Coreia do Norte, que conduz, com frequência, operações adversas”, disse KAI.
Além disto, o helicóptero, se equipado com tanques extras de combustível, pode manter-se voando por quatro horas, diferentemente de outros modelos existentes que podem ficar três horas, e viajar 760 km, uma distância 40 porcento maior se comparado a Surions mais antigos.
A KAI vêm fornecendo Surions à polícia desde 2013, com duas aeronaves atualmente em serviço.
Um outro será adicionado à frota no fim deste ano. As versões militares estão em uso pelo exército da Coreia do Sul e há conversas de que os helicópteros serão vendidos fora do país.
Também relacionado a este último acordo, o Serviço de Contratos Públicos disse que considerará uma versão civil do Surion para uso pelo serviço florestal do país, Corpo de Bombeiros e pela Província de Jeju.
Fonte: The Korea Times/Reportagem: Yonhap