No último dia 28 de maio, o Grupo de Operações Aéreas – GOA do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, foi acionado pela Secretaria de Estado da Saúde-SESAU para realizar mais uma operação de transporte aeromédico interestadual, tendo em vista o previsto no Termo de Acordo Cooperação Técnica n° 001/2012, assinado entre as instituições.
A solicitação se deu por meio do ofício nº 2734/2012/GAB/SESAU de 21 de maio de 2012, que visava atender ao pleito do Ministério Público do Estado de Rondônia exarado no ofício nº 501/12/2ª Tit./PJ-DS de 15 de maio de 2012. O objeto dos ofícios era a necessidade de remoção aeromédica imediata, da cidade de Fortaleza-CE para a cidade de Porto Velho-RO, do Sr. ALUÍSIO PEREIRA BARROS, rondoniense, que de acordo com o relatório médico do INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR – ISGH do HOSPITAL GERAL DR. WALDEMAR ALCÂNTARA de Fortaleza-CE, necessitava ser transportado para Porto Velho-RO por meio de transporte aéreo, com cuidados de profissional da área de saúde e com uso de oxigênio, caso fosse necessário.
O paciente, Sr. Aluisio Pereira Barros, 75 anos, por conta de um AVC, encontrava-se imobilizado com hemiplegia a direita, traqueostomizado, em dieta enteral por SNE, precisando usar 7 (sete) tipos de medicação diferentes e em diferentes horários, necessitando de aspiração traqueal e cuidados do traqueostomo por nebulização, além de alimentação e evacuação urinária via sonda.
Diante da situação, foi realizado um planejamento minucioso por parte do GOA e uma navegação detalhada para o cumprimento da missão. Dentro os principais objetivos, além de atender um cidadão rondoniense, a missão foi autorizada por prezar pelo princípio da economicidade, levando em consideração que a contratação de empresa de transporte aeromédico resultaria em gastos para os cofres públicos, na ordem de aproximadamente 6 (seis) vezes mais do que com as despesas utilizando-se da aeronave de operação do CBMRO. Contando que, para estes casos, na maioria das vezes, geralmente se dá por determinação judicial, devendo o Estado realizar uma contratação emergencial, o que onera ainda mais os custos.
Assim, por volta das 06:00h, do dia 31 maio de 2012, a equipe do Grupo de Operações Aéreas do CBMRO, composta pelo MAJ BM LEAL, TEN BM MAIA, CB BM ALINE (enfermeira) e do Funcionário Civil LOURENÇO NETO, Comandante da Aeronave, decolaram da cidade de Porto Velho-RO com destino a cidade de Itaituba-PA, onde realizou reabastecimento.
De lá, direto para Belém-PA, onde foram recepcionados pelo MAJ BM ZELL do GRAESP-PA, o qual dispensou todo o apoio necessário à equipe que pernoitou na cidade. No dia seguinte (dia 01/06), decolou com destino a Fortaleza-CE, chegando àquela cidade por volta das 14:00 horas, onde foram recebidos pelo Cel PM MONTEIRO, Coordenador do CIOPAER-CE, que na oportunidade, e após alojados, apresentou as instalações, doutrinas e o funcionamento daquela Unidade de Aviação, deixando abertas as portas ao GOA para futuros Termos de Cooperação entre as Unidades.
A noite do mesmo dia, a equipe realizou visita ao Sr. Aluísio na residência de seus parentes em Fortaleza, com o intuito de orientá-los, verificar as condições de saúde do paciente para o translado, realizar o Briefing do deslocamento com seus entes e ajustar os últimos detalhes para embarque e decolagem no dia seguinte, o que ocorreu por volta das 06:00 horas com proa de Marabá-PA.
De lá, direto para Itaituba-PA e da capital dos garimpos direto para Porto Velho, chegando ao Aeroporto Jorge Teixeira por volta das 16:00 horas, conforme planejamento.
Que fique registrado, mais uma missão com sucesso do Grupo de Operações Aéreas-GOA do CBMRO, que no período de três dias percorreu 3.239 (três mil duzentas e trinta e nove) Milhas Náuticas, consumindo 2.180 (Dois mil cento e oitenta) litros de gasolina de aviação em 21 horas de voo. Isto tudo em prol de uma vida!
Mesmo com todas as dificuldades, O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, por meio de seu Grupo de Operações Aéreas vem batalhando para elevar o trabalho da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania, Secretaria de Estado da Saúde e, por conseguinte, do Governo do Estado, conforme está previsto no Termo de Acordo de Cooperação de nº 001/2012.
“Para nós bombeiros, nos honra cumprir missões como esta, onde o espírito de altruísmo e de ajuda ao próximo é o fator preponderante, o que nos leva sempre a reafirmar um dos nossos lemas: “ Por uma vida, qualquer sacrifício é um dever!””
Fonte e fotos: Comunicação Social do CBMRO.