Major PMESP Oscar Ferreira do Carmo
Grupamento de Radiopatrulha Aérea/PMESP
Comandante da BRPAe Ribeirão Preto
Empresas e governo sofrem pressão da sociedade para se aperfeiçoar e oferecer melhores serviços. Deixar de observar essa cobrança e não desenvolver conhecimento e capacidade pode tornar a organização obsoleta e levar à perda de espaço de mercado.
Toda organização aérea tem uma coleção de processos, mas que poucos conhecem de ponta a ponta. A grande maioria lida apenas com parte deles.
Com o olhar na geração de valor ao cliente e nas melhorias das questões organizacionais, a busca por soluções gerenciais atrativas para a conjunção desses objetivos tem sido direcionada para o gerenciamento dos processos de negócio, do inglês, Business Process Management – BPM (Santos et al, 2014).
A gestão de processos precisa do patrocínio da alta administração da organização. Ela pretende aperfeiçoar e harmonizar das operações, a partir de uma perspectiva interfuncional, ou seja, transpassando as cadeias hierárquicas e de controle em “silos”, para o gerenciamento horizontal, buscando menos perdas de tempo e material, eliminando defeitos e a frustração dos clientes.
Com uma visão holística de organizar, estruturar e guiar a organização, o BPM envolve abordagens, metodologias, estruturas de trabalho, práticas, técnicas e ferramentas, integrando-as e evitando usos isolados, enfim criando uma cultura de processos, reconhecendo o papel-chave das pessoas na entrega de valor aos clientes, utilizando suas habilidades, motivação e conhecimento.
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Modelagem de processos de negócio
Um bom início para a gestão de processos é entender como seus processos estão hoje, para então aperfeiçoá-los. A modelagem pode ajudar na visualização gráfica do seu processo.
“A modelagem de processos de negócio é o conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócio existentes ou propostos” ABPMP (2013). Com a modelagem é possível se demonstrar o processo de ponta a ponta ou uma porção dele.
A intenção de modelar o processo é permitir uma gama de funções, tais como organizar, descobrir, prever, medir, explicar, verificar ou controlar. O detalhamento e tipo dependem da necessidade dos gestores.
Nas representações podem ser usados diagramas, mapas e modelos. A notação é um conjunto padronizado de símbolos e regras. Existem diversas formas de notações como BPMN (Business Process Model and Notation), fluxograma, EPC (Event-driven Process Chain), UML (Unified Modeling Language) e outras.
O BPMN é uma notação muito atual, com crescente aceitação e oferta de softwares gratuitos para, pelo menos, a representação gráfica, como o “Bizagi”. É possível capturar o processo “como está” (“as-is”) e aplicar as práticas de gerenciamento, benchmarking e soluções em tecnologia de informação (TI) para derivar o processo estados futuros “como será” (“to-be”).
Referências
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