Santa Catarina – Nos dia 06 e 07 de novembro, a Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) realizou Curso de Formação de Pilotos e Observadores de RPAS/VANT na cidade de Blumenau. O Curso aconteceu na sede do Tabajara Tênis Clube.
Participaram do curso servidores da FATMA, bombeiros militares e policiais militares ambientais. No total 10 profissionais realizaram o curso. Temas como Legislação para o uso de VANTs, Montagem dos equipamentos e voo demonstrativo, Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens, Segurança de voo e técnicas de pilotagem, Prática de Voo, etc, foram matérias ensinadas no curso.
O curso teve 20 horas/aula, com um módulo teórico e outro prático. O principal objetivo do treinamento foi qualificar e habilitar profissionais para pilotar RPA/VANT, além de aproximar os servidores da legislação reguladora do tema, qualificar os servidores para o uso de aplicativos em fiscalização, qualificar os servidores em técnicas seguras de preparação de voo e em segurança operacional e habilitar para o uso de RPAS.
“O mais importante ativo do curso é a segurança. Nosso objetivo foi aproximar nossos servidores da legislação e conscientizá-los da responsabilidade que o piloto deve ter ao manejar um equipamento e na necessidade de criar uma rotina de segurança. No curso enfatizamos que mais importante que a operação do drone é a segurança das pessoas e do meio ambiente. Preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio são requisitos para uma operação segura”, disse Mário Henrique Vicente, Coordenador da Câmara Técnica de auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS.
Câmara Técnica – FATMA
Todo o treinamento é dado pelos membros da Câmara Técnica de auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS, liderada pelo assessor de Auditoria Interna, Mário Vicente, e formada pelos servidores Carlos Cassini, Diego Hemkmeier Silva, Davis Vieira da Rosa, André Adriano Dick, Djoni Silva, Alessandro Ostetto e Adrio Peixoto Centeno. O treinamento também contou com o apoio do capitão Átila Medeiros Sarte, do Corpo de Bombeiros.
Confira a Programação do Curso Formação de Pilotos e Observadores de RPAS