Austrália – A fabricante Leonardo anunciou a venda de seis helicópteros AW139 para as operadoras australianas Babcock Australasia (Babcock), RACQ CQ Rescue (CQ Rescue) e StarFlight Australia. Cada operadora adquiriu dois helicópteros e todas as seis aeronaves serão entregues no segundo semestre de 2024.
Os dois AW139 encomendadas pela Babcock Australasia realizarão missões de resgate aéreo, transporte aeromédico, busca e salvamento (SAR), em nome de um cliente não revelado. Este novo pedido elevará a frota total para nove AW139, já que eles operam sete helicópteros deste modelo na Austrália, em nome da Air Ambulance Victoria e da RACQ CapRescue.
A RACQ CQ Rescue usará seus dois AW139 na região de Mackay, no centro de Queensland, em missões de resgate aeromédico, busca e salvamento (SAR), onshore e offshore, dia e noite, e na maioria das condições climáticas. A aeronave contará com aviônicos avançados, incluindo a mais recente capacidade de óculos de visão noturna.
Com os novos AW139, o CQ Rescue voará duas vezes mais longe e com um aumento de 30% na velocidade da missão em comparação aos helicópteros anteriores. Com isso alcançará comunidades remotas e rurais mais rápido do que antes.
O pedido da StarFlight Australia consiste em dois AW139 que serão operados em Queensland e outras partes da Austrália, realizando missões de resgate aeromédico, busca e salvamento (SAR), onshore e offshore. Este novo pedido elevará para 15 o total de AW139 operados pelos grupos StarFlight e LifeFlight, nove dos quais são dedicados a missões aeromédicas e SAR.
A Austrália possui uma frota de mais de 60 unidades em operações aeromédicas, SAR, polícia, offshore e funções governamentais. Segundo a Leonardo, já são 1.130 helicópteros AW139 em serviço para mais de 280 clientes, em cerca de 90 países. Voaram mais de 3,6 milhões de horas desde sua certificação em 2004.