Senegal – Na sexta-feira (26), o pessoal das Forças Armadas senegalesas concluiu com sucesso a fase final do treinamento das Equipes de Evacuação Aeromédica (AMET – Aeromedical Evacuation Teams) na Base Aérea de Ouakam, em Dakar, Senegal, na África Ocidental. A conclusão evidencia o compromisso do Senegal em manter a paz e a estabilidade na região, que inclui o apoio a própria população civil.
Foram cinco anos de preparação em colaboração com o Escritório Geral de Cirurgiões da Força Aérea do EUA que atua na África (USAFE-AFAFRICA), e com o Instituto de Defesa para Operações Militares. A Força Aérea senegalesa (SENAF) está ativamente envolvida no movimento aéreo de pacientes desde 2019, e o programa AMET é um componente vital de apoio às Operações de Paz das Nações Unidas e da União Africana.
O programa AMET passou por várias fases, com a Fase I iniciada em 2019, sob o antigo programa de movimento aéreo de pacientes. Com a evolução do programa, a SENAF concluiu a Fase II em abril de 2023, a Fase III em julho de 2023 e a Fase IV em setembro de 2023. O treinamento da Fase V desdobrou-se como um exercício de cinco dias, em diversos cenários táticos e médicos.
O Sargento Larry Russian, especialista em saúde internacional e gerente do programa AMET elogiou a dedicação, o compromisso e a perseverança da SENAF durante sua jornada. “Da Fase 0 à Fase V, as forças armadas do Senegal demonstraram propriedade e sustentabilidade de seu programa de Equipes de Evacuação Aeromédica em preparação para buscar a validação da ONU em apoio às operações de manutenção da paz”, disse ele.