Escócia – Na madrugada de quarta-feira (22), um helicóptero da Força Aérea Real (RAF), SA-330 Puma, baseado em Kinloss, em parceria com o Serviço de Ambulância Escocês (SAS), realizou a primeira transferência de paciente com COVID-19 da Ilha de Arran para Kilmarnock.
A equipe realizou a transferência do paciente para o Hospital Universitário Crosshouse, em Kilmarnock. Para o secretário de Defesa Ben Wallace, “a evacuação aeromédica realizada é um ótimo exemplo da capacidade das Forças Armadas do Reino Unido em apoiar as comunidades mais remotas nas Terras Altas (Highlands) e Ilhas da Escócia.”
O líder do esquadrão Johnny Longland, comandante do destacamento, disse que “pouco mais de três horas após a equipe ter recebido a ligação, o paciente viajou 162 milhas náuticas e estava na Unidade de Terapia Intensiva. O treinamento que realizamos com as equipes médicas de emergência na Escócia garantiu que, quando chegasse a hora, estaríamos todos prontos para uma transferência rápida de um paciente.
A tripulação da aeronave usou EPI durante todo o voo e ao término da missão a tripulação e a aeronave foram submetidas a rigorosos procedimentos de descontaminação. Atualmente, três helicópteros da RAF estão baseados na Escócia, como parte de uma Força-Tarefa criada no Reino Unido para oferecer atendimento aos pacientes com o novo coronavírus.