Portugal – Na segunda-feira (13), a Força Aérea Portuguesa efetuou simultaneamente o resgate de dois homens que navegavam em duas embarcações diferentes no Oceano Atlântico. Para o resgate foram empenhados quatro aeronaves, dois helicópteros e dois aviões C-295M.
Um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, destacado na Base Aérea N.º 4 (BA4), Lajes, foi acionado às 06h45 para resgatar um indivíduo que se encontrava a bordo do navio “INDEPENDENT SPIRIT”, a cerca de 351 quilômetros a Nordeste das Lajes.
30 minutos depois, foi acionado outro helicóptero EH-101 Merlin de alerta na Base Aérea N.º 6 (BA6), Montijo, para resgatar um homem que se encontrava a bordo do navio “CARMEN”, a 445 quilômetros Oeste do Montijo.
Nestas missões, foram também empenhadas duas aeronaves C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, uma destacada na BA4, que prestou apoio à missão de resgate ao navio “INDEPENDENT SPIRIT”, e a outra, que se encontrava em alerta no Aeródromo de Manobra N.º 3, Porto Santo, que auxiliou a missão ao navio “CARMEN”.
Na chegada às Lajes, o tripulante do “INDEPENDENT SPIRIT” foi encaminhado para uma unidade hospitalar, tal como o do navio “CARMEN” na chegada a Lisboa. As missões aconteceram a cerca de 800 quilômetros uma da outra.
Ações recentes da Força Aérea Portuguesa
De 06 a 12 de janeiro, a Força Aérea realizou 13 transportes de doentes em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores. Foram transportadas 13 pessoas que necessitavam de assistência médica urgente, nove no Arquipélago dos Açores, duas no Arquipélago da Madeira e duas no Continente.
Nessa semana foi também efetuado um resgate de uma pessoa que se encontrava a bordo do navio “FWN SOLIDE” a cerca de 224 quilômetros do Montijo. Nas missões estiveram envolvidas a Esquadra 502 – “Elefantes”, a Esquadra 504 – “Linces” e a Esquadra 751 – “Pumas”.
Na madrugada quinta-feira (16) a Esquadra 504 – “Linces”, realizou transporte de um doente, que precisava de assistência médica urgente, do arquipélago da Madeira para Portugal Continental. A bordo do avião Falcon 50 seguiram dois enfermeiros da Força Aérea e uma equipa médica civil do Hospital da Madeira. A aeronave pousou em Portela e o paciente foi transportado de ambulância para uma Unidade Hospitalar.