Portugal – A Força Aérea Portuguesa, a Marinha Portuguesa e o navio mercante “M/V JUSTICE”, da Libéria, resgataram no dia 22 de maio três tripulantes do veleiro “DESTINY OF SCARBOROUGH”, que se encontrava prestes a naufragar após ter batido numa baleia.
O veleiro, de 15 metros, com bandeira do Reino Unido, estava à deriva a cerca de 659 quilômetros a nordeste da Ilha Terceira, nos Açores, e apresentava danos irreversíveis provocados pelo choque com o animal.
Uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, foi ativada pelas 06H00Z, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento de meios para detectar a embarcação.
A tripulação do C-295M estabeleceu o primeiro contato rádio com o “DESTINY OF SCARBOROUGH” às 08h17Z e o primeiro contato visual às 08h45Z. Acompanhou a missão até ao limite da sua autonomia, sendo substituída por uma tripulação da Esquadra 601 – “Lobos”, com a aeronave P-3C CUP+, que chegou ao local às 12H20Z para dar seguimento à missão.
Na zona de operações, a tripulação do P-3C aguardou até a chegada do navio mercante e coordenou as operações de resgate sob a direção do RCC Lajes e do MRCC Delgada. Os tripulantes, de 41, 49 e 61 anos, todos eles de nacionalidade britânica, foram resgatados com sucesso pelo “M/V JUSTICE”, que desviou a sua rota para o cumprimento desta missão.
Fonte: Força Aérea Portuguesa.