Portugal – A Força Aérea Portuguesa realizou na terça-feira (09), o resgate de um pescador, de 49 anos, que caiu de uma ravina em Ponte da Barca, quando pescava no Rio Lima. Devido a dificuldade do resgate por via terrestre, o Comando Distrital de Operações e Socorro da Proteção Civil solicitou apoio do helicóptero Koala (AW119MKII), da Esquadra 552 – “Zangões”.
A aeronave decolou do Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, às 20h00, em direção ao local. Apesar do curto espaço de tempo até ao pôr-do-sol, o homem, que sofreu ferimentos leves, foi resgatado com sucesso e transportado até uma ambulância perto do local, que o levou até ao Hospital de Viana.
Também na terça-feira, a Esquadra 504 – “Linces”, com o avião Falcon 50, transportou uma paciente, de 34 anos, do Porto para Ponta Delgada, São Miguel, Açores, e em seguida transportou duas grávidas para Lisboa. Na chegada, as pacientes foram encaminhadas para a Maternidade Alfredo da Costa.
O helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 502 – “Elefantes” também foi acionado para realizar um transporte aeromédico de uma paciente no Arquipélago da Madeira, do Porto Santo para o Funchal.