- Anúncio -

Portugal – Na quarta-feira (16), a Força Aérea Portuguesa resgatou 22 tripulantes do navio mercante “FELICITY ACE”, após incêndio no porão de carga da embarcação. O navio navegava a cerca de 300 km das Lajes, Ilha Terceira, Açores.

Para o resgate foi ativado o helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea, o navio patrulha oceânico da Marinha NRP Setúbal e quatro navios mercantes que navegam na área. O navio, com bandeira do Panamá, transporta automóveis e emitiu o alerta na manhã de quarta.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ter solicitado apoio.

Os tripulantes foram retirados do petroleiro “RESILIENT WARRIOR” pelo helicóptero EH-101 Merlin em grupos de 11 e transportados, por duas vezes, para a Ilha do Faial, nos Açores. A operação de alta perícia e exigência física envolveu um “recuperador-salvador”, um “operador de sistemas”, um “enfermeiro aeronáutico” e dois “pilotos-aviadores” da Esquadra 751 – “Pumas”.

O 22 tripulantes foram resgatados com sucesso e não precisaram de assistência médica. ​O navio patrulha oceânico NRP Setúbal da Marinha Portuguesa permanece no local acompanhando a situação, não sendo visíveis, até ao momento, quaisquer vestígios de poluição na área.

YouTube player

 

- Anúncio -