Portugal – Os novos helicópteros da Força Aérea foram oficialmente apresentados no dia 18 de fevereiro na Base Aérea N.º 11, em Beja. A cerimônia de recepção dos AW119MKII “Koala”, que serão operados pela Esquadra 552 – “Zangões”, foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
Atualmente a Esquadra 552 – “Zangões” é responsável pela formação de pilotos de helicópteros da Força Aérea e Marinha, com uma base permanente no Aeródromo de Manobra nº 1 (Ovar) para operações de Busca e Salvamento (SAR) e Evacuações Médicas (MEDEVAC)
Os primeiros dois helicópteros Koala – de um total de cinco, substituirão os Alouette III. Estes cinco novos helicópteros garantirão melhor operabilidade e segurança.
O Koala é um helicóptero monomotor, extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna. Cumpre missões como instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios florestais. Possui capacidade de instalação de flutuadores para missões de busca e salvamento em ambiente marítimo. Para este tipo de missão ainda pode ser equipado com guincho e farol de busca.
Tem a capacidade de transportar até sete passageiros – além do piloto – ou uma maca e cinco passageiros. Suporta também 1.400Kg em carga externa, onde se inclui um balde para o combate a incêndios florestais.