Portugal – A Força Aérea Portuguesa realizou na última semana 10 transportes aeromédicos nos Arquipélagos da Madeira, dos Açores e no Continente, transportando 12 pacientes. Um deles foi o transporte de um menino de 13 anos, da ilha de São Miguel e outro foi de uma mulher grávida de gêmeos, com 26 semanas, da ilha Terceira.
Os pacientes foram levados para hospitais em Lisboa e contaram com o apoio de ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Além de transportar pacientes graves, também realizaram transportes de órgãos para transplantes. No mesmo dia (31/08) realizaram dois transportes, um deles para levar um órgão vital de Portugal para um país da Europa.
As equipes da Força Aérea também realizaram nesse período duas missões de busca e salvamento, com destaque para missão conjunta de resgate de um homem de 67 anos, do veleiro “BOLERO”, a 324 km a oeste das Lajes.
A pessoa necessitava de assistência médica urgente e foi retirada da embarcação pelo helicóptero EH-101 MERLIN e levado até a Base nº 4, nas Lages, onde uma ambulância do INEM aguardava para levá-lo a uma Unidade Hospitalar. A missão durou três horas e quinze minutos.