Ceará – Está totalmente debelado o incêndio registrado na tarde de domingo (9), no Parque Estadual do Cocó, nas proximidades da Rua Mário Guedes, Salinas.
Rapidamente a equipe da Secretaria do Meio Ambiente – Sema foi acionada e contatou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do CIOPAer. Por se tratar de uma área de difícil acesso, a contenção de fogo foi aérea. A equipe do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou o resfriamento da área e o fogo foi debelado no início da noite.
Não houve risco para as edificações nem pessoas, mas a natureza perdeu cerca de 1,5 hectares de cobertura vegetal herbácea e arbustiva de acordo com o assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Borralho. O incêndio não tomou maiores proporções devido a área ser na planície inundada do Rio Cocó, úmida suficiente para atenuar o avanço do fogo.
Na manhã do dia 10, a equipe brigadistas da Sema realizou vistoria na área para identificar algum rescaldo, ou seja, evitar o surgimento de novo foco de calor na área. As causas não foram identificadas, mas suspeita-se de ação criminosa, possivelmente decorrente das atividades de pesca, devido à proximidade com o rio.
Os incêndios recentes no Parque do Cocó, bem como em outras UCs, são potencializados por causa dos atuais períodos de seca, com baixa umidade do ar e com altas temperaturas e correntes eólicas (ventos). A Sema, diante da necessidade de prevenção e extinção dos focos de incêndio logo em seu início e mediante a parceria com os órgãos parceiros, tal como o Corpo de Bombeiros, tem a missão de salvaguardar as espécies vegetais nativas e animais silvestres.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA.