Itália – A Finmeccanica passa a ser uma única empresa operando no espaço aéreo, em missões de defesa e segurança e estruturada em quatro setores e sete divisões.
A Finmeccanica, grupo líder industrial italiano operando na área de alta tecnologia, passa a se tornar uma entidade única. Trata-se do resultado de um processo de criação de divisões que foi lançado pelo diretor executivo e gerente geral Mauro Moretti, em junho de 2014.
Em janeiro de 2016, como determinado pelo cronograma gerado pelo plano industrial, a Finmeccanica tornou-se uma organização operando no espaço aéreo, em defesa e segurança. A Finmeccanica terá uma nova governança e novo modelo operacional, estruturados em quatro setores e sete divisões, substituindo o modelo anterior de uma empresa controlada por negócios separadamente.
“Estamos extremamente orgulhosos do trabalho que temos realizado, pois ele nos tem permitido introduzir o novo modelo operacional e organizacional dentro do prazo estipulado”, disse Moretti. “O processo de criação de divisões aumentará a eficiência e eficácia das atividades da Finmeccanica, reduzindo os custos de gestão ao maximizar as economias de escala e sinergias. Como uma entidade unificada, a Finmeccanica consolida sua posição competitiva no mercado global de segurança e defesa aeroespacial altamente complexo, trazendo liderança em tecnologias e produtos e fortalecida por fazer parte de um grupo industrial internacional grande e único.”
Em maio de 2014, quando o novo Conselho de Administração foi nomeado, o novo caminho da Finmeccanica e o modelo da One Company fora recebidos positivamente pelos mercados financeiros internacionais: hoje, as ações da empresa têm aumentado cerca de 120% na bolsa de valores.
O crescimento da Finmeccanica também foi destaque nos resultados alcançados nos primeiros nove meses de 2015, o que mostrou um aumento em EBITA e EBIT de 45% e 84% respectivamente, comparados aos primeiros nove meses de 2014, com um resultado líquido anterior às transações extraordinárias positivas de 150 milhões de euros, comparados com os 54 milhões negativos nos primeiros nove meses de 2014.
Seguindo o progresso atingido em 2015 e o lançamento do modelo One Company, a Finmeccanica está pronta e determinada a manter seus esforços em 2016 para assegurar a boa saúde de seus negócios; garantindo o desenvolvimento contínuo de suas atividades principais e seu desempenho relacionado.
A nova estrutura organizacional da Finmeccanica baseia-se em quatro setores e sete divisões.
Os quatro setores:
• Helicópteros
• Aeronáutica
• Sistemas de Segurança, Defesa e Estratégias Eletrônicas
• Espaço
As sete divisões:
• Helicópteros
• Aeronaves
• Estruturas Aéreas
• Sistemas Aereoespaciais
• Estratégias Eletrônicas de Defesa Marítima e Terrestre
• Sistemas de Defesa
• Sistemas de Informação & Segurança
A mudança na governança envolve a centralização da gestão e dos sistemas de controle, ao mesmo tempo que as divisões serão responsáveis pela entrega de negócios e terão o controle para assegurar o gerenciamento completo do seu escopo de atividades, com total responsabilidade pelo desempenho financeiro. Os setores serão responsáveis pela coordenação estratégica.
A Finmeccanica ficará mais consistente, coesa e eficiente com a centralização e integração de todos seus processos.
A empresa operará exclusivamente no setor de segurança, defesa e espaço aéreo, como resultado do processo de eliminação das atividades não fundamentais completado em 2015.
O novo site da Finmeccanica está disponível em www.finmeccanica.com.