Piauí – O Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) da Polícia Militar do Piauí passará a fazer voos noturnos em Teresina, com o emprego de farol de busca adquirido pelo estado. Testes funcionais com o farol Trakkabeam A800 foram realizados nos últimos dias para dar início ao policiamento aéreo noturno, que oferece sistema de mapeamento, duas lentes ópticas e luzes infravermelha e branca, com 800W de potência.
De acordo com o tenente-Coronel Cleber Bezerra, comandante do BOPAer, o serviço aéreo funciona como um potencializador das modalidades de policiamento, tanto nas ações preventivas realizadas pela Polícia Militar, como nas operações investigativas da Polícia Civil.
Diariamente são realizados patrulhamentos preventivos na cidade e operações de combate à criminalidade, que inclui o novo cangaço. Além disso, caso haja necessidade, a aeronave pode ser empregada no atendimento aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de tropa, órgãos e medicamentos, bem como no salvamento de banhistas no período de veraneio.
“O Batalhão de Operações Aéreas está completo com a utilização dessa ferramenta. Assim, poderemos realizar o patrulhamento noturno. É mais uma ferramenta a serviço da sociedade piauiense que vai intensificar mais ainda o combate à criminalidade na capital, bem como no interior. A sua importância é tremenda. É uma ferramenta que poucas unidades policiais no Brasil possuem e hoje o estado do Piauí adquiriu esse farol de busca noturno e assim nós iremos realizar esse patrulhamento, trazendo mais segurança para nossa sociedade”, complementou o comandante do BOPAer.
No mundo, o farol também é muito utilizado em operações aeromédicas e de busca e salvamento, tanto por empresas, como pelo governo. No Brasil, apenas Unidades Aéreas Públicas usam esse equipamento em operações de polícia e de resgate, embora não haja restrição para emprego civil.