Santa Catarina – No dia 22 de junho de 2021, a aeronave da Polícia Civil, tripulada por profissionais do SAER e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL), decolou para realizar o atendimento aeromédico de uma criança de dois anos e sete meses, que apresentava quadro infeccioso e dificuldades de acesso venoso.
A criança estava há três dias com febre, que provocou convulsões. Ela foi levada ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, SC. As convulsões passaram e a criança ficou internada, mas o quadro piorou. O SAMU foi chamado, mas os socorristas acharam melhor pedir apoio do SAER|SARASUL.
No local, os profissionais de saúde do SARASUL deram o suporte avançado necessário e fizeram seu transporte para o Hospital Santa Catarina, de Criciúma. Bernardo ficou sete dias internado com quadro de pneumonia.
“Normalmente a gente não leva os pais dentro do helicóptero, mas como era uma criança pequena e estava acordada, a mãe nos acompanhou”, explicou o médico Mateus Volpato, plantonista que atendeu o menino no dia da ocorrência.
Gratidão e Reconhecimento
Passado mais de dois anos do atendimento, com a criança totalmente recuperada, familiares do paciente se sensibilizam e fizeram uma doação de R$ 20.000,00 em equipamentos de resgate, salvamento em altura e atendimentos pré-hospitalar para o SAER e SARASUL.
Na tarde desta quinta-feira (31), a família esteve na sede do SAER para agradecer aos socorristas e oficializar a entrega da doação. A mãe da criança contou que fez uma promessa, que se o menino sobrevivesse, eles venderiam o carro e dariam o dinheiro para causas como esta. “É uma retribuição para que eles continuem fazendo esse trabalho maravilhoso e salvando mais vidas”, disse a mãe. O pai, que bebia esporadicamente, também fez uma promessa e não ingere mais bebida alcoólica.
“Esse retorno nos traz alegria e ficamos encantados com o gesto nobre da contribuição financeira, que vai auxiliar muito o nosso trabalho. Adquirimos equipamentos de qualidade e com certificação internacional que darão mais segurança para pacientes e também para o trabalho da equipe”, destacou o coordenador da equipe do SARASUL, médico Alexandre Costa.
O comandante do SAER, Delegado Gilberto Mondini, também destacou o feedback dado pela família e falou sobre os serviços prestados em menos de dois anos de atendimento na região. “Nosso serviço tem quase três anos na região e já fizemos mais de 500 atendimentos. Nosso trabalho é feito em parceria com a Polícia Civil e com as Associações Amurel e Amrec. Apesar disso, ainda temos equipamentos emprestados e que vão se deteriorando, por isso doações como esta fazem muito a diferença, só temos a agradecer”, enfatizou.