Paraná – O helicóptero Falcão 08 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) está na região de Rio do Sul, em Santa Catarina, auxiliando as operações de Defesa Civil do estado. 120 municípios foram afetados pelas fortes chuvas, sendo que 54 decretaram situação de emergência.
A equipe aérea, formada por quatro militares, fará um trabalho precursor, recebendo as orientações das forças de segurança de Santa Catarina para a execução da missão. Os profissionais vão atuar por tempo indeterminado no estado. A equipe é composta pelo major Alexandre Creplive Zem, 1º tenente Leonardo Andri Doris, cabo Rudy Prestes Carvalho e pelo cabo Wilson Magalhães Junior.
O comandante do BPMOA, major Márcio Valim de Souza, afirmou que “o Paraná presta, constantemente, ajuda a outros estados em situações de emergência. Mais uma vez, o governador se solidarizou com as condições em Santa Catarina e determinou o auxílio, assim como já ocorreu em outras ocasiões”, disse.
“Nossa equipe vai obedecer ao comando de lá, podendo atuar na busca de pessoas, resgate, envio de mantimentos. As missões são as mais variadas possíveis. Geralmente a aeronave é empregada quando os meios convencionais não dão conta. É mais um recurso para dar resposta às calamidades”, complementou Valim.