Paraná – Na manhã de quinta-feira (22), a equipe do helicóptero Falcão 04 do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) foi acionada por duas vezes pela Central de Transplantes do Paraná para transporte de um órgão e prestou socorro a uma vítima de acidente de trânsito.
Inicialmente, a equipe do Falcão 04 foi acionada para o transporte de um fígado que chegava no Aeroporto de Bacacheri em um avião da Casa Militar. O helicóptero decolou do aeroporto, em Curitiba, com destino ao Hospital de Campo Largo, onde deixou o órgão e a equipe médica.
Logo após decolar do município de Campo Largo a equipe foi acionada para atender um acidente de trânsito no Bairro Pinheirinho, em Curitiba. Tratava-se de uma colisão frontal entre dois veículos com 4 vítimas, entre elas uma senhora de 86 anos com fraturas em arcos costais.
O Falcão 04 foi para o local e quando a equipe médica realizava o atendimento da senhora, houve nova solicitação Central de Transplantes. Era preciso que retornassem ao Hospital de Campo Largo, pois o fígado que haviam levado não seria mais usado. O adolescente de 15 anos que iria receber o órgão não resistiu e faleceu.
Como o órgão ainda poderia ser utilizado em outro receptor, a equipe médica permaneceu no acidente atendendo a vítima e o helicóptero decolou para pegar novamente o órgão e levá-lo para o município de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.
Como a distância entre as localidades era grande, o transporte do órgão pela aeronave era fundamental. Assim, a equipe médica permaneceu no local do acidente para atendimento da vítima de 86 anos, que, devido seu quadro clínico, foi levada de ambulância ao hospital. O fígado foi entregue em Campina Grande do Sul com sucesso.