A Administração Federal de Aviação (FAA) está avaliando uma proposta do setor de aviação para facilitar o caminho para a certificação de helicópteros monomotores para operações sob Regras de Voo por Instrumento (IFR) e pretende responder à solicitação nos próximos meses, disse a agência.
A agência mantém que a certificação de helicópteros monomotores com habilitação IRF é permitida hoje em dia. Mas, alguns líderes do setor dizem que as exigências da FAA para a redundância dos sistemas para apoiar tal certificação são muito rigorosas e deixam a certificação economicamente inviável de ser atingida (e os benefícios de segurança que os helicópteros com habilitação IFR proporcionariam).
Quatro associações comerciais – General Aircraft Manufacturers Assn., AHS International, Aircraft Electronics Assn. e Helicopter Assn. International – enviaram a proposta conjunta, chamada de Artigo Técnico sobre Monomotores IFR, para a FAA no fim do ano passado.
Eles entendem que a certificação de helicópteros monomotores sob IFR “seja o primeiro passo para uma mudança cultural na comunidade de aviação de helicópteros,” disseram os grupos em uma carta a Lance Grant, Gerente da Junta de Asas Rotativas da FAA.
“Estamos ansiosos para trabalhar com a FAA para melhorar o futuro da segurança das aeronaves de asa rotativa através desta iniciativa e antecipar um diálogo produtivo nos próximos meses.”
A FAA e seus funcionários sêniores das fabricantes de helicópteros e das associações comerciais têm discutido as exigências de equipamentos com habilitação IFR e a certificação para os helicópteros monomotores do Regulamento Federal de Aviação Parte 27 para mais de um ano.
Fonte: Aviation Today