Argentina – No final de janeiro, a Diretoria Geral de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Argentina efetivou a aquisição de seis helicópteros de resgate – Bell 407 GXi – pelo valor total de US$ 36.416.118,00, financiados com aportes do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF). Três serão entregues ao Exército e os outros três a Força Aérea Argentina.
A aquisição é resultando de Memorando de Entendimento assinado entre Ministério da Defesa Argentino e a Canadian Commercial Corporation em 1º de julho de 2009, o que permitiu realizar transações de governo a governo para a compra de material militar e de defesa.
Os seis Bell 407 GXi substituirão os antigos SA-315B Lama. Esse processo de substituição remonta a 2011, mas foi repetidamente frustrado devido à recorrente falta de verbas destinadas à Defesa. Somente com a aplicação da Lei do FONDEF foi possível realizar o projeto e assinar o contrato em 21 de dezembro de 2022.
O objetivo da aquisição é recuperar a capacidade das Forças Armadas em realizar operações aéreas com helicópteros de resgate mais modernos, permitindo ações de busca e salvamento (SAR) em regiões montanhosas dos Andes e operações de evacuações sanitárias e aeromédicas em catástrofes e desastres.