O MundoGEO promoveu, no dia 25 de outubro, o seminário VANTs Presencial e Online sobre veículos aéreos não tripulados, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo.
Voltado para o setor de mapeamento, o encontro reuniu 412 participantes, sendo 120 presenciais e 292 online, além de uma grande interação do público pelas redes sociais, para conhecerem e discutirem temas relacionados à regulamentação e oportunidades neste mercado, além das características e aplicações dos diversos tipos de VANTs com sensores para produção de mapas, nas áreas de meio ambiente, florestal, agricultura, infraestrutura, gestão territorial, entre outras.
Atualmente, no Brasil, existem três documentos oficialmente emitidos sobre VANTs. Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira e Ailton José de Oliveira Júnior, especialistas em regulação de aviação civil da ANAC, abordaram essas normas vigentes para a operação de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas no Brasil, incluindo quais tipos de operações podem ser autorizadas, o procedimento para tal e os rumos que a autoridade pretende seguir com relação a este assunto, em curto, médio e longo prazo.
Já Onofre Trindade Júnior, pesquisador da USP, falou sobre as classificações dos Vants e seus conceitos, além de ressaltar que, em sua opinião, os únicos veículos aéreos tripulados, futuramente, serão apenas aqueles que levam passageiros.
Completaram o quadro de palestrantes: Luciano de Oliveira Neris, Diretor de desenvolvimento da AGX; Renato Tovar, Diretor da Avibras; Gabriel Santiago de Melo, Diretor comercial da Somenge; Wimerson Bazan, Consultor em Aerofotogrametria da Alezi Teodolini; Giovani Amianti, Diretor da XMobots; Luiz Dalbelo, Gerente de vendas da Santiago & Cintra; Ulf Bogdawa, Diretor da Skydrones; Pedro Donizete Parzzanini, Gerente comercial da CPE Tecnologia; e Floriano Peixoto, Pesquisador da Unisanta/Albatroz.
“O evento atingiu os objetivos de esclarecer melhor à comunidade questões importantes sobre a tecnologia envolvida nas operações com Vants, como o aparelho em si, os sensores e os softwares. Os destaques foram os esclarecimentos quanto a classificação dos aparelhos, a importância do treinamento dos pilotos remotos e as aplicações dos dados coletados pelos Vants, que vão muito além do mapeamento.
Além disso, ficou clara a pressão que o mercado do setor está exercendo, junto às entidades reguladoras das atividades aéreas, para que tanto os aparelhos nacionais e importados, bem como suas operações para fins lucrativos, sejam completamente regulamentadas o mais breve possível”, declarou Emerson Zanon Graneman, diretor e publisher da revista MundoGEO.
Além do mapeamento, os VANTs podem ser úteis para resposta a desastres naturais e acidentes, já que possibilitam agilidade não encontrada em aviões e na programação de imageamento por satélites.
Eles podem ser usados para visualização online de movimentação de pessoas em grandes eventos, monitorar online fluxos de veículos, monitorar acontecimentos em áreas de difícil acesso de forma muito rápida. Entrar em áreas de risco de favelas para registrar movimentação suspeita. Tudo isso online. Monitorar o andamento de grandes obras de engenharia, estádios da copa, PAC, grandes fábricas.
Esse tipo de aparelho possui um grande campo de aplicação, podendo ser empregado na detecção de manchas de óleo no oceano, rastreamento e identificação das praias em risco, monitoramento de deslizamentos de terra, mapeamento e estudo de florestas e regiões de interesse ecológico, levantamentos de áreas rurais de aspectos agropecuários, medição da composição do ar e de níveis de poluição, inspeção de grandes estruturas, levantamento de ocupação urbana e prospecção topográfica, mineral e arqueológica.
O segundo seminário sobre Vants – Veículos Aéreos Não Tripulados acontecerá em junho de 2013, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, dentro da programação do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica. Para mais informações, acompanhe o site http://mundogeoconnect.com/2013/.
Fonte: Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da MundoGEO.