A capacidade da Eurocopter de integrar capacidades de voo não tripulados na sua família de helicópteros foi validada por um programa de demonstração de um veículo opcionalmente pilotado (OPV), que usou um EC145 para voar rotas que incluem a implantação de uma carga externa e uma missão de observação representativa. Veja a seguir o vídeo da demonstração do EC145:
Realizado na base da Força Aérea francesa em Istres, França, este programa foi revelado no dia 26/04, com uma demonstração não-tripulada, que se seguiu de vôos semelhantes realizadas no início de abril.
Com esse recurso totalmente validado, a Eurocopter está agora posicionada para prosseguir as capacidades de voo OPV para sua linha de produtos de helicópteros leves, médios e pesados – permitindo que estes helicópteros voem nos modos com pilotos ou não-tripulados.
“A inovação da Eurocopter está mais uma vez expandindo as capacidades de missão dos helicópteros, e estamos prontos para aplicar a competência dos veículos opcionalmente pilotados comprovada na satisfação das necessidades dos clientes”, explicou o Diretor Técnico da Eurocopter Jean-Brice Dumont. “Esta última realização demonstra a perícia da nossa empresa no controle de vôo e sistemas de piloto automático, na interface homem-máquina, arquitetura e integração de sistemas.”
A demonstração do sistema não tripulado atual – juntamente com os voos anteriores – usado para um plano de voo de quatro dimensões que foi carregado para o helicóptero, com seus pontos de partida e de chegada situados na pista de decolagem 15/33 da Base de Dados da Força Aérea Francesa de Istres. Depois de uma decolagem automática, o EC145 voou no circuito através de múltiplos pontos de interesse pré-programados, durante os quais o helicóptero realizou uma parada no meio-caminho para implantar uma carga externa. O EC145 continuou no segmento que representou um percurso de regresso de missão de observação normal, seguido de um pouso automático.
Para a entrega da carga externa, o helicóptero entrou num foco planejado – permitindo que o controlador de estação terrestre pudesse fornecer entradas de controle de voo para orientar o EC145 sobre o ponto de entrega. O controlador de solo, em seguida, transmitiu um comando para liberar a carga, uma vez que o helicóptero e a carga estavam posicionados corretamente.
A capacidade de voo OPV foi desenvolvida num programa financiado internamente pela Eurocopter, e foi coordenada por uma equipe da empresa em Donauwörth, Alemanha. Os testes iniciais com um piloto de monitoramento a bordo do EC145 foram realizados em Donauwörth e, em seguida, em Istres.
O demonstrador EC145 é um helicóptero da Eurocopter usado como plataforma de testes com um sistema avançado de controle de voo automático de quatro eixos dual-duplex (AFCS) e os mais recentes sistemas de navegação. Além disso, o helicóptero está equipado com a aviônica “plug-in” OPV na sua cabine atrás dos assentos piloto, que contém o link de subsistemas de dados.
A visibilidade durante os voos não tripulados do EC145 foi fornecido à estação terrestre via câmeras a bordo. Ela foi complementada por uma câmera externa no helicóptero para imagens de missão infravermelha e para luz do dia.
O sistema OPV da Eurocopter foi configurado para habilitar o envio dos planos de voo de quatro dimensões para o helicóptero via link de dados da estação de solo. O sistema inclui um recurso automático de voo pairado para pouso em caso de maior degradação do sistema.
Quer saber mais? Acesse: http://press.eurocopter.com/en/gallery/aflight.
Fonte: Eurocopter, via Cavok