Em meio ao aumento dos ataques surpresas contra policiais americanos, a Casa Branca pretende rever uma decisão tomada em 2015 de limitar a distribuição de equipamentos militares excedentes (“surplus equipment”) para as agências e departamentos policiais.
Atualmente, muitas unidades americanas de aviação policial dependem e operam equipamento militar excedente para realizar suas missões.
As mudanças de 2015 proibiram os departamentos de polícia de receber equipamentos anti-motim, veículos blindados e aeronaves.
Segundo Jim Pasco, diretor-executivo da Ordem Fraternal da Polícia (Fraternal Order of Police), e Bill Johnson, diretor executivo da Associação Nacional de Organizações de Polícia (National Association of Police Organizations), disse que o presidente Obama concordou em rever a lista de itens proibidos.
Segundo a Casa Branca, o governo irá rever a lista de equipamentos militares autorizados para transferência para as polícias e que garanta que seus departamentos de polícia obtenham “as ferramentas necessárias para proteger suas comunidades e, ao mesmo tempo, proporcionando o nível de responsabilidade que deve ir junto com o fornecimento de equipamento federal”.
Fonte: LA Times