Paraná – Nos dias 19 e 20 de outubro de 2010 ocorreu na Serra do Mar no município de Piraquara-PR o treinamento operacional para Pilotos e Tripulantes Operacionais de Helicópteros pertencentes ao serviço aéreo do Estado do Paraná.
O treinamento ocorreu para capacitar o efetivo para aplicação na Operação Verão no litoral Paranaense, foram treinadas técnicas de resgate com utilização de Maca (mamute), Puçá e Rapel com aeronave Bell 206B3, esse treinamento dá continuidade ao cronograma estabelecido para a criação de Grupamento de Aviação de Segurança Pública do Estado do Paraná, no qual também está previsto para os próximos dias o treinamento de tiro policial embarcado, procurando adaptar as técnicas policiais para a aeronave em uso.
Breve histórico
Em 1992, com o intuito de ampliar os serviços prestados a comunidade, além de oferecer conforto e eficácia às autoridades, o governador do Paraná adquiriu dois helicópteros Bell 206B3, que durante a temporada de verão, permaneciam no litoral, perfazendo apoio ao Corpo de Bombeiro.
Durante o restante do ano, os helicópteros prestavam serviços de busca e salvamento na serra e outros fins para os quais eram determinados.
Em 2009 foi adquirido mais um helicóptero EC 130 B4, para operar nas mesmas atividades dos outros dois helicópteros, além de servir também para transporte de autoridades, pois a sua configuração permite um espaço mais amplo e confortável.
No ano de 2010 iniciou-se os preparativos legais para a criação do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo no Estado do Paraná.
O Estado do Paraná pretende atuar fortemente na atividade aérea de prevenção e repressão a crime e no resgate aeromédico em todo o território paranaense. Para isso o Estado do Paraná contou com o apoio das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros dos Estados do Ceará, Mato Grosso, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro na formação e aperfeiçoamento de Pilotos e Tripulantes Operacionais.
Assim, o Estado do Paraná pretende entrar no cenário nacional de Aviação de Segurança Pública primando pelo treinamento de seus tripulantes, sempre com o foco voltado para a segurança de vôo.
Além dos pilotos comandantes policiais e bombeiros militares que atualmente operam os helicópteros, o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo conta com o apoio técnico do Cel Av R1 Eduardo Jean Kiame, Ex-Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Capitão-Tenente da reserva não remunerada Wanderley Dull da Aviação Naval da Marinha do Brasil para a conclusão do cronograma de capacitação da tripulação.
Confira as fotos do treinamento
Confira os vídeos publicados no YOUTUBE
PARABÉNS ÀQUELES QUE PERSEVERARAM!
Fonte: GRAER/PR