O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado em Parnamirim (RN), resgatou no dia 24 de agosto dois homens com infecção gastrointestinal, febre, suspeita de sepse e outras enfermidades, necessitando de terapia intensiva. Ambos os pacientes eram tripulantes da embarcação “Bourdeaux” que estava a cerca de 80 milhas náuticas do litoral de Recife (PE).
A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) na madrugada, às 03h35, e seguiu para Recife (PE). Após abastecimento, prosseguiu para a vertical do navio para efetuar o resgate dos dois tripulantes por meio do içamento com o uso de um guincho de resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto a equipe SAR desceu até o convés do navio e içou os tripulantes com uso de maca e alça de resgate.
Foram necessários 32 minutos e seis içamentos para completar o resgate dos dois tripulantes. Após o içamento, a aeronave, composta por uma tripulação de dez militares (dois pilotos, um mecânico de aeronave, um operador de guincho, três homens de resgate, um médico e dois enfermeiros) regressou para Recife, onde pousou às 07h20. Uma ambulância do SAMU aguardava no local para encaminhar os enfermos a rede hospitalar especializada.