Itália – Na tarde de quinta-feira (25), para o transporte de um homem de 55 anos com COVID-19 foram mobilizadas diversas equipes de saúde, um helicóptero da Força Aérea Italiana e ambulâncias especiais. O paciente foi transferido de um hospital da cidade de Campobasso, em Molise, para a Clínica Casalpalocco, centro de tratamento da COVID-19 em Roma.
Para o transporte aéreo foi utilizado um helicóptero HH-101A do 15º Esquadrão da Força Aérea Italiana, que fica em Cervia, além de sistema de biocontenção para isolamento do paciente e segurança das equipes. O 15º Esquadrão mantém em estado de prontidão equipes para atender essas demandas.
O helicóptero militar pousou no aeroporto militar de Pratica di Mare, onde embarcou uma equipe de saúde e a cápsula especial chamada de ATI (Aircraft Transit Isolator) para o transporte do paciente. Em Campobasso embarcaram o homem com COVID-19.
Mantendo supervisão contínua da equipe médica da Força Aérea, o paciente foi transferido de ambulância para o Instituto Clínico Casalpalocco, em Roma. O transporte aeromédico foi necessário para aliviar o sistema de saúde dos hospitais da região de Molise, particularmente afetada pela atual emergência sanitária.