Paraná – Na tarde de sábado (16), uma adolescente de 15 anos ficou ferida após cair em uma trilha no Pico do Marumbi, que fica na Serra do Mar, litoral do Paraná. Conforme o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), a vítima é escoteira e sofreu contusão no quadril e no ombro. Como o local é de difícil acesso, o helicóptero Falcão 04 do BPMOA foi acionado para ajudar no resgate.
Um operador aerotático acessou o local via rapel, realizou imobilização da vítima, porém uma formação de nuvens tomou conta do local, impedindo o acesso da aeronave para retirada pela técnica “McGuire” (clique aqui e conheça a origem dessa técnica).
O operador aerotático do BPMOA, bombeiros do GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático) e uma equipe do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) permaneceram no local, prestando auxílio à vitima e aguardando a definição da melhor estratégia para sua retirada do local.
Por volta das 10h00 de domingo (17), o helicóptero Falcão 04 conseguiu retornar. A vítima foi extraída do local através do “McGuire” e levada até a Base do Marumbi, onde recebeu suporte avançado da equipe médica, foi embarcada e transportada de helicóptero até o Hospital do Trabalhador, em Curitiba, para cuidados especializados.
Para o Tenente Coronel BM Julio Cesar Pucci, Comandante do BPMOA, a operação foi um sucesso. “Essa situação atípica demonstra que em nossa atividade nem tudo é perfeito. As condições meteorológicas são dinâmicas e se alteram com rapidez. Apesar disso, prestamos o socorro e estabilidade à vítima sem conseguir extraí-la num primeiro momento. No domingo conseguimos fazer sua retirada com segurança e levá-la ao hospital”, complementou.