Santa Catarina – Na manhã de terça-feira (01), a equipe do Águia 04/SAMU da 5ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, com base em Lages, foi mobilizada para realizar o transporte aeromédico de uma recém nascida de 33 semanas, portadora de má formação do esôfago e dos pulmões.
O deslocamento deu-se do município de Curitibanos para Chapecó e devido ao estado de saúde delicado da paciente que precisava passar por uma cirurgia de emergência, a opção mais eficiente e segura para o transporte foi o emprego da aeronave e equipe médica, já que por solo, o deslocamento duraria aproximadamente 5h e com o apoio do Águia04/SAMU deu-se em 1h05min.
No período da tarde, a equipe do Águia04/SAMU realizou novo transporte aeromédico. Dessa vez foi uma criança com 3 anos, portadora de problemas neurológicos (aumento de pressão intracraniana), de Lages para Florianópolis.
O deslocamento levaria por terra aproximadamente 4 horas e com emprego do Águia04/SAMU deu-se em 55 minutos. “Nesses tipo de situação, cada segundo é importantíssimo na luta pela vida e nossas equipes mostraram mais uma vez a importância da atividade multimissão para o povo catarinense”, disse o Ten Cel PM Luiz Eduardo Ardigó, comandante da 5ª Cia de Lages na página oficial da unidade no Facebook.