- Anúncio -

Rio Grande do Sul – Na madrugada de quinta-feira (04), uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB) colaborou em uma Evacuação Aeromédica (EVAM) entre as cidades de Pelotas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS). A operação foi conduzida pelo Comando Conjunto Taquari 2, em um esforço de interoperabilidade entre o Exército Brasileiro (EB) e a FAB. A aeronave utilizada foi um HM-3 Cougar do 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx).

A missão envolveu o transporte de um bebê de oito meses que sofreu queimaduras graves e precisava com urgência de tratamento especializado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele foi levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) em Porto Alegre.

Equipe Médica da FAB participa de Evacuação Aeromédica com o Exército Brasileiro
Equipe Médica da FAB participa de Evacuação Aeromédica com o Exército Brasileiro

“No transporte foi empregada a configuração de UTI Aérea, com dois médicos, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta respiratório. O bebê encontrava-se em estado grave, com suporte de ventilação mecânica. O transporte foi realizado com segurança e o paciente transferido com sucesso para o hospital com recursos especializado para queimados graves”, disse o Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres, que prestou assistência ao bebê durante a evacuação.

Devido à operação ter ocorrido à noite, a tripulação utilizou óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggles), fundamentais para as manobras de navegação e aproximação. “O NVG é um grande facilitador em operações noturnas”, destacou o Comandante da aeronave, Capitão Infantaria Guilherme Henrique Lima Delambert.

O bebê foi entregue em estado estável aos cuidados médicos em terra e, após o desembarque da aeronave, foi encaminhado ao hospital por uma ambulância do SAMU.

Adriana Rosário Barbosa Dutra, avó da criança, expressou sua gratidão à equipe militar. “Fico muito feliz pela agilidade no atendimento. Um dia, meu neto saberá do ato de amor e carinho que vocês tiveram por ele hoje. Muito obrigada”, disse.

- Anúncio -