Equipe do Pégasus 10 da PM de Minas localiza avião desaparecido e resgata piloto

- Anúncio -

Minas Gerais – No dia 26/05/2016, por volta das 14:00, o operador de rádio do Aeroporto Regional da Zona da Mata em Rio Novo – MG recebeu um chamado de socorro do piloto de uma aeronave EMB Corisco que se preparava para ingressar no circuito. A partir do pedido de socorro não houve mais contato com o piloto, o que trouxe grande preocupação à equipe da Sala de Controle daquele aeroporto.

IMG-20160526-WA0056

Imediatamente foi acionada a equipe de serviço da 4ª Corpaer do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, em Juiz de Fora, cerca de 15 milhas de distância do local, para auxiliar nas buscas pela aeronave desaparecida. O Pégasus 10 decolou da base da 4ª Corpaer realizando uma varredura ao longo do possível trajeto realizado pela aeronave acidentada e verificando pontos de fumaça que poderiam indicar o local de impacto.

Ao se aproximar do último ponto de contato rádio entre a aeronave e a Rádio SBZM, a tripulação do Pégasus 10 ouviu uma comunicação através do rádio portátil do piloto do Corisco, relatando que estava bem e que havia feito um pouso forçado em uma fazenda, auxiliando em seguida a tripulação do Pégasus a identificar sua exata localização.

IMG-20160526-WA0066

Logo em seguida a tripulação do Pégasus avistou o monomotor. O piloto relatou que, devido a uma pane mecânica, foi obrigado a pousar em uma região de planície onde havia uma vereda, cerca de 5 milhas ao sul do Aeroporto. O Helicóptero Pégasus fez um pouso próximo do local e os tripulantes operacionais auxiliaram o piloto a abandonar a aeronave, que estava ilhada no leito do córrego, dificultando o acesso.

Após o resgate, o piloto foi transportado até o Aeroporto Regional da Zona da mata, onde recebeu cuidados médicos da equipe do SAMU/Cisdeste que já havia sido acionada pela equipe de emergência do Aeroporto. Ele apresentava apenas lesões leves.

A integração entre a equipe da Polícia Militar e os órgãos aeronáuticos e de resgate locais possibilitou a rápida localização da aeronave em situação de emergência (menos de 15 minutos) e o piloto acidentado recebeu a devida atenção médica, evitando o agravamento da situação e tranquilizando os familiares.

IMG-20160526-WA0052

- Anúncio -