EUA – Na terça-feira (04), um vídeo registrou um resgate dramático de uma mulher de 75 anos que se feriu durante uma caminhada em Piestewa Peak, Phoenix, Arizona. A vítima, que não foi identificada, caiu e bateu a cabeça.
O resgate foi realizado pelo helicóptero AW109 (N109FB) do Departamento de Polícia de Phoenix que é operado em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Durante o resgate a maca onde estava a mulher começou a girar rapidamente e tanto os pilotos, como a equipe de socorristas do bombeiro iniciaram procedimentos para impedir o giro.
As imagens foram captadas através do helicóptero da emissora ABC 15 Arizona que acompanhou a ocorrência. Os socorristas disseram que ela ficou com náuseas e tonturas depois de ter ficado girando na maca enquanto era içada pelo guincho do helicóptero, mas felizmente nem ela, nem a equipe da aeronave sofrem ferimentos durante o resgate.
Nos últimos seis anos, o departamento realizou 210 resgates na montanha, além de centenas de outros em treinamento, disse o piloto-chefe Paul Apolinar. “Às vezes, se estamos em um desfiladeiro e é um dia de muito vento, a maca pode girar”, disse ele, acrescentando que o departamento registrou apenas dois casos como esse. “Não é algo que acontece com muita frequência, mas às vezes acontece. E quando isso ocorre, somos treinados para resolver isso.”
“A equipe utiliza nesses resgates com guincho um cabo guia preso à maca e que deveria impedir o giro, porém apesar de termos tentado não funcionou e acabou partindo o cabo”, disse Derek Geisel, que estava pilotando o helicóptero durante o resgate.
“Quando eles começaram a baixar a maca, realmente começou a parar”, disse Geisel. “E então nós lentamente trouxemos de volta, porém ela entrou no mesmo fluxo da aeronave e começou a girar novamente. Assim que iniciamos deslocamento à frente, o giro reduziu e eles conseguiram embarcar a paciente na aeronave com segurança”, disse Geisel.
A equipe pousou em um local seguro e ela foi embarcada em uma ambulância, que a conduziu ao hospital. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes seguem uma série de procedimentos de emergência em situações como essa. Dada a idade da mulher, o terreno e as temperaturas do dia, o helicóptero era a maneira mais rápida e melhor para ter atendimento médico.
Assista ao vídeo do treinamento de resgate realizado por eles: