São Paulo – No sábado (22), tripulantes do Águia 09 da Base de São José dos Campos receberam a informação de que uma pessoa necessitava de socorro no cume da Pedra da Mina, serra da Mantiqueira, o 4º maior em altura do Brasil.
A pessoa teria torcido o tornozelo durante a travessia e não conseguia se locomover, não havendo outra forma de retirá-la de lá, a não por meio aéreo. Foi feito contato com as equipes do 11º Grupamento de Bombeiros que informaram estar a no mínimo 8h do local.
Diante dos fatos, a tripulação do Águia 9 decolou e, no local, depois de localizarem a vítima, fizeram o reconhecimento e decidiram que o atendimento seria feito por embarque à baixa altura, o que foi feito com êxito.
A vítima foi transportada até o ponto de apoio na cidade de Cruzeiro, onde permaneceu aos cuidados de uma Unidade de Resgate do 11º GB. Entretanto, durante o deslocamento para o ponto de apoio, a equipe soube que outra vítima estaria em estado crítico no Pico dos Três Estados, local próximo de onde a primeira vítima estava.
A equipe do Águia localizou a segunda vítima e a levou até o ponto de apoio na cidade de Cruzeiro.