Santa Catarina – No início da tarde de domingo (30), a equipe aeromédica do helicóptero Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros Militar e SAMU foi acionado para o atendimento de acidente de trânsito envolvendo um veículo e motocicleta na praia do Moçambique, leste da Ilha de Florianópolis.
No local, o paciente (homem de 69 anos) já estava sendo atendido pela guarnição do Auto Socorro de Urgência (ASU) da Barra da Lagoa, passando a ser assistido pela equipe médica do Arcanjo. O motorista do carro chegou a socorrer a vítima e percorreu um trecho com o idoso dentro do veículo, em busca de socorro.
O homem estava consciente e orientado apresentando sinais evidentes de choque hipovolêmico decorrente de corte lacerante na coxa esquerda com hemorragia severa (perdeu cerca de 1 litro de sangue).
Após estabilização, o paciente foi conduzido ao heliponto da Beira-mar Norte e de lá, por uma unidade terrestre do SAMU, ao Hospital Celso Ramos.
Nesse caso, a intervenção da equipe médica com suporte avançado a vida foi fundamental para a estabilização do paciente, realizando ainda na cena da emergência, procedimentos que só seriam possíveis no ambiente do hospitalar.