- Anúncio -

Paraná – Neste final de semana, equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros, do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram acionadas para operações de busca, resgate e remoção aeromédica.

Na sexta-feira (14), uma mulher de 40 anos saiu para uma caminhada pelo Canyon Guartelá, em Tibagi e ficou cerca de 24 horas desaparecida. A família acionou o resgate e no sábado (15), uma equipe do BPMOA, bombeiros militares, com ajuda de dois cães farejadores, localizaram a mulher no meio do Canyon em bom estado físico. Ela foi embarcada e levada no Falcão 04 ao encontro dos familiares.

No domingo (14), a equipe do Falcão 04 resgatou um homem de 26 anos que havia sofrido queda no paredão do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A vítima apresentava escoriações e contusões em membros inferiores e superiores, além de suspeita de trauma raquimedular.

Para o resgate, foi infiltrado por rapel o operador de suporte médico Paulo Henrique (enfermeiro do SAMU) e um operador aerotático, que tripulam o helicóptero Falcão 04 do BPMOA. O lançamento é realizado com a supervisão de outro operador aerotático que fica embarcado na aeronave.

Os profissionais realizaram a avaliação da vítima e depois de imobilizada, foi removida do local através da técnica mcguire. O enfermeiro do SAMU e o operador aerotático acompanharam a vítima durante o deslocamento atém um local seguro. Depois de embarcada no Falcão 04, foi levada ao Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba.

Os operadores de suporte médico (SIATE e SAMU) e os operadores aerotáticos que tripulam as aeronaves do BPMOA realizam treinamentos práticos de rapel, embarque e desembarque a baixa altura, mcguire, e Helocasting (lançamento de operador na água para salvamento). Além do conteúdo teórico, outros exercícios também são realizados pelos operadores.

No domingo ainda, equipe do Falcão 08 foi acionada para realizar a remoção aeromédica de uma vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Ela estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tijucas do Sul e foi levada de helicóptero ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. O transporte terrestre contou com o apoio de uma ambulância do SAMU.

Falcão 08 foi acionado para realizar a remoção aeromédica de uma vítima de acidente vascular cerebral (AVC).
- Anúncio -