Brasília – O IBAMA realizou na última semana o 1º Encontro Técnico de Nivelamento de Instrutores de Pilotagem Remota (drone). Coordenado pelo Centro de Operações Aéreas (COAER) do IBAMA, o evento aconteceu em Brasília e reuniu os 12 servidores que irão ministrar as disciplinas do 1º Curso de Formação de Pilotos Remotos do Instituto. O treinamento está previsto para ser realizado ainda este ano em formato semipresencial.
Na abertura da reunião o chefe do COAER, Everton Pimentel, apontou a importância dos meios aéreos não tripulados para o alcance dos objetivos institucionais e destacou que as aeronaves remotamente pilotadas trabalharão em plena sinergia com as aeronaves convencionais já que, segundo ele, são “meios complementares”.
Os instrutores tiveram a chance de trocar experiências e conhecimento, com o objetivo de harmonizar procedimentos. Além disso, puderam discutir o projeto pedagógico, apresentar conteúdo elaborado especialmente para o curso e detalhar as atividades práticas a serem realizadas.
Atualmente o IBAMA opera 25 aeronaves remotamente pilotadas no apoio à fiscalização ambiental, combate a incêndios florestais e outras atividades do Instituto, com destaque para o uso nos mais variados ambientes operacionais, desde o mar territorial até a Floresta Amazônica, Cerrado e Pampas.
Recentemente o Instituto iniciou processo de aquisição de aeronaves mais modernas e adequadas às suas necessidades com objetivo de ampliar o uso dessa importante ferramenta tecnológica em breve.