Sri Lanka – No sábado (1º), a empresa área SriLankan Airlines, com autorização governamental, transportou 33 estudantes do Sri Lanka que estavam em Wuhan, China. As negociações para o transporte aconteceram entre as autoridades chinesas e do Sri Lanka, incluindo órgão de Aviação Civil, Saúde e o Ministério das Relações Exteriores.
O Coronavírus, originário da China, espalhou-se para mais de uma dúzia de países na Ásia, Europa e América do Norte. Na China, até sábado, havia mais de 14.380 pessoas infectadas e mais de 300 mortes confirmadas. Vários casos suspeitos foram detectados no Sri Lanka nos últimos dias.
De volta ao Aeroporto Internacional Mattala Rajapaksa, sudeste do Sri Lanka, os estudantes foram entregues aos cuidados das autoridades de saúde e Forças Armadas. Os estudantes ficarão em quarentena em uma base militar, antes de serem liberados para suas famílias.
O Sri Lanka já extraiu 627 estudantes de diferentes áreas da China. Outros 204 estudantes permanecem na China. A empresa está oferecendo desconto de 50% aos estudantes que desejam retornar nos voos regulares da companhia aérea de Pequim e Cantão.
A empresa aérea agradeceu às equipes de suporte e aos 16 membros da tripulação do avião A330 que se ofereceram para realizar a missão de misericórdia do voo UL1423. A Força Aérea do Sri Lanka enviou sua equipe de biomedicina para Mattala e forneceu todo o equipamento necessário para tornar a missão possível.