Santa Catarina – No dia 21 de dezembro, o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL) completa um ano de atividade (clique e saiba mais). O serviço é custeado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC) e é desenvolvido em parceria com o SAER da Polícia Civil.
Em quase um ano de operação, as equipes foram acionadas 182 vezes e atenderam 185 pacientes, com um média de 16 operações aeromédicas por mês. Desses atendimentos, as maiores incidências foram de casos de politrauma em virtude de quedas e acidentes de trânsito, seguido de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e afogamento. Os dados são de 1º janeiro a 11 de dezembro de 2021.
A empresa Ozz Saúde, contratada pelo consórcio, é responsável pela execução do serviço, que prevê a disponibilização de pessoal, materiais médicos e insumos. Na equipe há 9 médicos, dois enfermeiros e uma farmacêutica. O serviço é gratuito e exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A operação é realizada com o helicóptero da Polícia Civil e as equipes são integradas. Os acionados acontecem por meio do SAMU ou do Corpo de Bombeiros e foi o que aconteceu mais uma vez na sexta-feira (10).
Uma mulher de 23 anos, presa às ferragens precisava de suporte avançado de vida e para o resgate foi acionado o SAER/SARASUL. Ela conduzia seu veículo na BR-101, em São João do Sul, quando colidiu com caminhão no sentido contrário.
Após trabalho de desencarceramento realizado pelo Corpo de Bombeiros, a vítima foi atendida pelas equipes de saúde básica do SAMU e da concessionaria da rodovia CCR. A paciente estava consciente e queixava-se de dores em região de coluna dorsal, abdômen e pelve. Após a avaliação da equipe médica do SARASUL foi optado pelo transporte aeromédico para o Hospital São José de Criciúma.
Na tarde do mesmo dia, por volta das 17:45, a equipe foi acionada pela central de regulação do SAMU de Florianópolis para transferência de um homem de 54 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio.
O paciente foi atendido no hospital do município de Alfredo Vagner e foi indicada a necessidade de cateterismo de urgência. Como a aeronave do Corpo de Bombeiros de Florianópolis encontrava-se em manutenção, o SAER/SARASUL decolou de Criciúma, pousou em Alfredo Vagner as 18:20 e deixou o paciente no Hospital de Caridade em Florianópolis às 19:02 para realizar o cateterismo.
Para o coordenador médico do SARASUL, José Nixon, “nesse quase um ano de operação, já conseguimos salvar muitas vidas. O apoio dos municípios e o trabalho integrado com a Polícia Civil estão sendo fundamentais para conseguirmos entregar esse resultando tão relevante para os cidadãos da região sul de Santa Catarina”.