Santa Catarina – Nos dois primeiros meses do ano, o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL) atendeu 29 ocorrências, sendo 17 em janeiro e 12 em fevereiro.
Segundo dados apresentados pelo SARASUL, 55% das ocorrências aconteceram na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), 28% na área da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e 17% na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).
Embora o custeio do helicóptero seja realizado pela AMREC, o serviço é prestado para todo o sul catarinense a um custo total de R$ 96.233,86 por mês, conforme contrato com a empresa OZZ Saúde. O valor é proporcionalmente dividido entre as 12 cidades conforme o número de habitantes.
A partir de março esse valor será rateado entre 30 municípios, pois a AMUREL confirmou a participação da associação no custeio. Ainda está em análise a participação dos municípios da AMESC.
Implantado em Criciúma no dia 21 de dezembro de 2020, o SARASUL, em parceria com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil, já salvou mais de 200 pessoas em toda a região sul do Estado.