Chile – Militares da Marinha do Chile realizaram evacuação aeromédica de um tripulante de um navio mercante que se encontrava a mais de 140 quilômetros ao norte de Iquique. Para o resgate foi utilizado o helicóptero “Dauphin N-54” do Quarta Zona Naval.
“A manobra que utilizamos foi a ‘Hi Line’, em que retiramos a pessoa com uma cesta de resgate para depois ir até a cidade e entregar o paciente a equipe do hospital regional para que prestassem o primeiro atendimento”, comentou Renato Saavedra, Nadador de Resgate da equipe do Grupo Aeronaval Norte.
O tripulante foi recebido pela equipe do SAMU em condições estáveis após apresentar complicações cardiovasculares em alto mar.
Resgate em Quintero
A Marinha foi acionada para outro resgate depois que recebeu ligação através do emergência marítima 137. A Capitania do Porto de Quintero enviou o helicóptero naval N-44 (BO 105), tripulado com nadador de resgate, para socorrer uma mulher que, por causas indeterminadas, caiu no mar ao sul de La Puntilla de San Fuentes, em Quintero.
O setor de rochas não é considerado um local apto para o banho, o que dificultou o salvamento. Um nadador de resgate saltou ao mar para socorrer a mulher e ambos foram içados pelo helicóptero naval e levados a local seguro.
Depois de resgatada e em condições estáveis, ela foi intimada ao Ministério Público por violar o artigo 496, número 9, do Código de Processo Penal como “nadadora imprudente”.