Santa Catarina – No final da tarde de segunda-feira (27), a equipe do helicóptero Águia 4 da 5ª Cia do Batalhão de Aviação (BAPM) da Polícia Militar prestou apoio ao SAMU no transporte aeromédico de um homem, foi vítima de disparo de arma de fogo na região do tórax. O fato ocorreu no município de Ponte Alta e a vítima foi transportada para o hospital em Lages.
Através de meios convencionais o tempo estimado por via terrestre seria em torno de 50 minutos, já com o auxílio do Águia 4, o deslocamento entre as duas cidades foi em apenas 12 minutos. O tempo de resposta no atendimento aeromédico é crucial para vida do paciente.
A equipe do SAMU composta por médica e enfermeira a bordo, garantiram todo suporte médico possível à vítima de modo que o transporte ocorreu sem problemas. A 5ª Cia, sede do Águia 4 em Lages, juntamente com outras três Cias existentes em Santa Catarina, compõem o Batalhão de Aviação da Polícia Militar, onde as aeronaves e tripulantes operam na modalidade multimissão. Realizam operações de salvamento, resgate, combate a incêndios florestais, busca e operações policiais em Santa Catarina.